Geramos realizações artísticas inovadoras, dinamizadoras das comunidades e mobilizadoras de novos públicos, fruto de processos de criação experimentais e inclusivos, que alimentam uma linha de pesquisa e de criação de pensamento e de conhecimento.

Geramos realizações artísticas inovadoras, fruto de processos de criação experimentais e inclusivos, que alimentam uma linha de pesquisa e de criação de pensamento e de conhecimento.

Toggle offcanvas area

Graeme Pulleyn

Encenador e Ator

Diálogos 2022 / Residências Artísticas / Espetáculos / Freguesias de Viseu

Graeme Pulleyn

Graeme Pulleyn nasceu no norte de Inglaterra em 1967. Licenciou-se em Estudos Teatrais e Artes Dramáticas pela Universidade de Warwick e mudou-se para Portugal em 1990. Co-fundou e foi diretor artístico do Teatro Regional da Serra do Montemuro entre 1990 e 2004. Vive em Viseu desde 2005, a partir de onde trabalha como encenador, ator e tradutor. É diretor artístico da CEM Palcos, uma plataforma de criação e programação artística com uma forte vocação para trabalhos nas áreas das novas dramaturgias, da exploração de espaços não convencionais e de projectos com as comunidades. 

Coordena projetos como: A HORTA DE DEMÉTER – projeto com jovens marginalizados que casa as artes performativas com as artes da terra; DIÁLOGOS – residências de criação em freguesias de baixa densidade populacional; NOVe – residências de novas dramaturgias e performance na Incubadora do Centro Histórico de Viseu e o TEATRO MAIS PEQUENO DO MUNDO – projeto insólito de micro-espetáculos numa caravana. É artista associado do Teatro Viriato. 

Projectos de criação recentes incluem: 

A VERDADE TEM TRÊS BOCAS – de Hanneke Paauwe, espetáculo original para digressão nacional (encenação 2022); MEMÓRIA MEMÓRIA COMEÇOU A HISTÓRIA – a partir de Agostina Bessa Luís (encenação Teatro Noroeste 2022); GRÁFICOS DA CIDADE E DAS COISAS (encenação KCena/Teatro Viriato 2022); AoMAR – a partir de Dom Quixote de la Mancha de Miguel de Cervantes com encenação de Patrick Murys (interpretação 2021); QUA LUXAN NON – espetáculo/visita ao Bairro da Boa Morte, São Tomé (encenação 2021); PALHAÇO VERDE – a partir de Matilde Rosa Araujo (Teatro Noroeste 2021); COMO OS DEUSES CAEM – a partir de António e Cleópatra de William Shakespeare (ESMAE encenação 2020); OS GUARDAS DO MUSEU DE BAGDAD – espetáculo a partir do texto de José Peixoto (interpretação e encenação 2020) O JULGAMENTO E A MORTE DO GALO – espectáculo comunitário em grande escala (encenação, Guarda 2020); HÁ MARIAS ASSIM – de Sandro William Junqueria (encenação para Museu Marítimo de Ílhavo 2019) – PLASTIKUS ARTISTIKUS – teatro ambiental (encenação para Krisalida ACAM, Caminha 2019); O PRESENTE DE CÉSAR – de Sandro William Junqueiro, encenação de Giacomo Scalisi ( actor Teatro Viriato 2019); LABIRINTO – espectáculo-percurso na antiga Judiaria da Guarda (encenação para Rede Artéria 2018) – A GUERRA PARA ACABAR COM TODAS AS GUERRAS (encenação da Produção 1º ano – ESMAE – 2018) – TCHILOLI – industrias criativas – (Formiguinha da Boa Morte – São Tomé 2017/8) – (I)MIGRANTES – a partir de entrevistas com refugiados (Teatro do Noroeste – Viana do Castelo – 2017); BESTA – a partir de Artaud, Jarry, Ionesco – KCena (Teatro Vila Velha, Brasil – 2017) – NOITE – espectáculo para infância – (Comédias do Minho 2017) – ABÍLIO GUARDADOR DE ABELHAS – espectáculo para famílias (2016); ANJO BRANCO – teatro comunitário – Navio Museu Gil Eannes (Teatro Noroeste/CDV 2016).

 

Ficha artística e técnica

DIREÇÃO ARTÍSTICA: Graeme Pulleyn
CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO: Catarina Moura e Sofia Moura
SONOPLASTIA: Luís Pedro Madeira
VOZES ÁUDIO: Afonso Dias, Felismina Pereira, Manuel Correia e Miguel Moura Madeira
TEXTO: Catarina Moura, Manuel Rocha e Sofia Moura
DESIGN, FOTOGRAFIA E VÍDEO: Luís Belo
CONTEÚDOS E ASSESSORIA DE IMPRENSA: Susana Morais
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Guida Rolo
ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO: Filipa Fróis
PRODUÇÃO: CEM Palcos
AGRADECIMENTOS: Afonso Dias, Custódio Ferreira, Ercília Araújo, Felismina Pereira, Hilda Alves, Hortênsia Rodrigues, Luís Pedro Madeira, Manuel Correia, Manuel Rocha, Miguel Moura Madeira, Pedro Rodrigues, Rosa Ferreira, Vítor Alves.

Bilhetes

Se tiver alguma dúvida, pode contactar-nos diretamente para bilheteira@cempalcos.com

Nenhum campo encontrado.