Geramos realizações artísticas inovadoras, dinamizadoras das comunidades e mobilizadoras de novos públicos, fruto de processos de criação experimentais e inclusivos, que alimentam uma linha de pesquisa e de criação de pensamento e de conhecimento.

Geramos realizações artísticas inovadoras, fruto de processos de criação experimentais e inclusivos, que alimentam uma linha de pesquisa e de criação de pensamento e de conhecimento.

Toggle offcanvas area

Oficinas

Projeto de Intervenção Social pela Arte / Horta de Deméter

Hortas Comunitárias da Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu

Projeto de Intervenção Social pela Arte / Horta de Deméter

Oficinas

E se uma horta fosse também um palco?

O ponto de encontro é nas hortas comunitárias da Quinta da Cruz. Em dois talhões de terra ancestral, os jovens participantes da Horta de Deméter criam e cuidam de uma horta especial que produz couves e feijões, milho e curgetes, morangos e girassóis. Mas esta horta também cultiva outro tipo de produtos. É palco para ensaios e apresentações de teatro e de música. É um espaço escultural e um cenário em constante crescimento. 

Os jovens horticultores-artistas da Horta de Deméter, juntam-se uma vez por semana neste contexto especial. Depois de cavar, plantar, regar, ou sachar, em suma de pôr as mãos na terra, o grupo dedica-se à criação artística. 

Jogos e exercícios de teatro e de música ajudam todos a sentir que fazem parte do grupo e a preparar o caminho para inventar cenas de teatro, ou letras, ritmos e melodias para músicas e muito mais. São os jovens que decidem o que vamos trabalhar, quais as histórias que queremos contar, quais as questões que queremos colocar, quais os temas que queremos explorar. 

O objectivo final de tudo isto é a criação de um espetáculo, mas mais importante do que o destino é a viagem que fazemos todos juntos. 

A Horta de Deméter é um projeto inclusivo onde celebramos a diferença. Todos são bem vindos.

VISEU

Segunda-Feira 17h15-18h45
Quarta-Feira 14h30-16h00

Hortas Comunitárias da Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea, Viseu.

FINANCIAMENTO

Programa Partis & Art for Change – Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação La Caixa e Município de Viseu – Eixo Cultura

APOIOS

ASSOL, APPDA, ASPEA, AVISPT21, Escola de Viriato, Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior Agrária, Lar Escola de Santo António

Ficha artística e técnica

COORDENAÇÃO ARTÍSTICA: Graeme Pulleyn
COORDENAÇÃO SOCIAL: Catarina Martins
COORDENAÇÃO DO PROJETO: Guida Rolo
ATIVIDADES ARTÍSTICAS: Filipa Fróis, Graeme Pulleyn, Ricardo Augusto
ATIVIDADES HORTÍCOLAS: Daniela Vasconcelos (Coordenação), Ana Luísa Cardoso, Carla Barradas, Fábio Fernandes, Fátima Barrancos, Jéssica Chaves (Estagiários 2021/22)
TÉCNICA SOCIAL: Ana Isabel Henriques
DESIGN GRÁFICO: Raquel Balsa e Filipa Fróis
REGISTO FOTOGRÁFICO: Filipa Fróis
ASSESSORIA DE IMPRENSA E CONTEÚDOS: Susana Morais
PRODUÇÃO: CEM Palcos
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Guida Rolo
ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO: Diogo Costa e Filipa Fróis

Inscrições

Se tiver alguma dúvida, pode contactar-nos diretamente para comunicacao@cempalcos.com

Procuramos jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos, com gosto pela agricultura, artes performativas e plásticas e com interesse em integrar projetos participativos e inclusivos. 

Inscrições até 3 de Novembro.