Geramos realizações artísticas inovadoras, dinamizadoras das comunidades e mobilizadoras de novos públicos, fruto de processos de criação experimentais e inclusivos, que alimentam uma linha de pesquisa e de criação de pensamento e de conhecimento.

Geramos realizações artísticas inovadoras, fruto de processos de criação experimentais e inclusivos, que alimentam uma linha de pesquisa e de criação de pensamento e de conhecimento.

Toggle offcanvas area

Sarrado Grande

Espetáculos / Novas Criações / Teatro

11 e 12 de Maio, 19h00. 2024
Escola Secundária Alves Martins

9 e 10 de Maio (Público Escolar)
Escola Secundária Alves Martins

Espetáculos / Novas Criações / Teatro

Sarrado Grande

As companhias CEM Palcos (Viseu) e Cães do Mar (Angra do Heroísmo), juntam-se numa cocriação que liga os Açores e as Beiras para criarem um espetáculo original baseado em investigação, narrativas biográficas e memórias recolhidas entre as famílias de militares e pessoal civil ligados à Base n.º 4 das Lajes durante a II Guerra Mundial, recolhas feitas na região de Viseu sobre esse mesmo período dos anos 40, incluíndo a construção da Escola Secundária Alves Martins, e ainda nos museus da RAF de Cosford e Londres. O resultado é um espetáculo que junta atores e músicos profissionais com não profissionais, com texto original de Peter Cann e encenação de Graeme Pulleyn e Peter Cann. O estilo eclético da peça mistura teatro físico, música original, marionetas e um humor irreverente inspirando-se nas danças e bailinhos da Terceira e nas tradições das Beiras para a construção de uma linguagem teatral que é acessível na sua forma e desafiante no seu conteúdo. 
 
Tudo começa numa aldeia, não muito longe de Viseu, nos anos quarenta do século passado. Os tempos são de fome, de pobreza, de um Estado Novo que sufoca o seu povo em nome de uma neutralidade duvidosa perante uma guerra mundial que, pela segunda vez em menos de meio século arrasa um continente, matando e destruindo numa escala nunca antes vista. 
 

Numa altura em que o mundo está novamente açoitado por conflitos, a história de Sarrado Grande parece repetir-se. Olhamos para o passado, tendo em vista entender o presente e pensar o futuro. A linguagem estética do espetáculo é do teatro popular. Marionetas gigantes e grotescas de Oliveira Salazar e Winston Churchill convivem com, fantoches de aviadores britânicos, e coreografias de aviões em miniatura. O swing e o jazz, músicas proibidas pelo Estado Novo no continente português, são a banda sonora para a chegada de um rapaz beirão à Ilha Terceira, onde se integra num coro teatral de aldeões e trabalhadores açorianos, até um dia voltar à sua terra natal … ou não ….

Um pouco mais sobre “Sarrado Grande”:
 
Os Açores, graças à sua localização no Atlântico Norte, são, desde a sua descoberta no século XV, um local de grande valor estratégico para Portugal e para tantas outras nações que ao longo dos séculos cobiçaram o arquipélago e a sua posição. Durante a Segunda Guerra Mundial o campo de aviação das Lajes, Ilha Terceira – à época apenas um campo de terra batida, conhecido como Sarrado Grande – foi desenvolvido e utilizado pela força aérea britânica e a norte-americana como base na missão de proteger as rotas do Atlântico Norte dos ataques dos submarinos germânicos. Desde então, o Sarrado Grande tem tido um papel crucial, não só em grandes questões da geopolítica internacional, como no desenvolvimento económico e social da Terceira, criando emprego e atraindo gente das restantes ilhas e do continente. 
 
O que une a CEM Palcos e os Cães do Mar  e que dá origem a esta colaboração são os valores e objetivos partilhados que sustentam o projeto: uma aposta continuada nas novas dramaturgias; uma forte ligação aos seus territórios; a vontade de trabalhar do local para o universal; a promoção do acesso de todos às práticas artísticas e a conceção de espetáculos preparados para locais com poucas infraestruturas culturais.
ÚLTIMAS APRESENTAÇÕES

9 e 10 de Maio, 2024 (Público Escolar)
Escola Secundária Alves Martins, Viseu

11 e 12 de Maio, 19h00. 2024.
Escola Secundária Alves Martins, Viseu

15 de julho, 2023.
Semana Cultural dos Biscoitos. Calheta, Biscoitos.

22 de julho, 2023.
Marina do Porto de São Mateus.

30 de julho, 2023.
Festival de Teatro de Rua. Praça Velha, Angra do Heroísmo.

6 de agosto, 2023. (2)
Dia Aberto na Base Aérea nº4- Lajes.

DURAÇÃO

70 min.

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

M/6+

COCRIAÇÃO / COPRODUÇÃO

CEM Palcos e Cães do Mar

FINANCIAMENTO

DGARTES / Ministério da Cultura
Município de Viseu / Eixo Cultura

PARCEIROS

ACERT
ESAM

Ficha artística e técnica

2024
TEXTO: Peter Cann
ENCENAÇÃO: Graeme Pulleyn e Peter Cann
INTERPRETAÇÃO: Filipa Fróis, Graeme Pulleyn, Lian Friedrich, Ricardo Augusto e Tavo Iván (CEM Palcos). André Luiz, Arthur Duarte, Beatriz Branco, Beatriz Silva, Francisca Pires, Jéssica, Matilde Cunha, Rodrigo Sá (Grupo de Teatro da Escola Secundária Alves Martins); Ana Clara Pulleyn, Bernardo Bernardes, Dinis Augusto, Hugo Miguel, Leonor Rodrigues, Maria Inês Pinho, Rodrigo Ferreira (Primeiro Andar – Teatro Jovem)
CANTORA: Joana Pacheco
MÚSICOS: Dinis Augusto, Filipa Fróis e Ricardo Augusto
COMPOSIÇÃO: Antero Ávila
DIREÇÃO MUSICAL: Ricardo Augusto
MARIONETAS: Sílvia Fagundes
ESPAÇO CÉNICO: Sílvia Fagundes e Graeme Pulleyn
CONSTRUÇÃO: José Costa e Silva, Luís Cunha
ASSISTÊNCIA À CENOGRAFIA E ADEREÇOS: André Félix, Hugo Miguel, Lian Friedrich, Lucas Pulleyn, Ricardo Augusto e Tavo Iván
FIGURINOS: Sílvia Teixeira e Graeme Pulleyn
ASSISTÊNCIA AOS FIGURINOS: Filipa Fróis e Laura Tavares
COSTUREIRAS: Luciana Silva, Maria João, Rosa Bettencourt, Rosa Ferreira, Diogo Silva, Silvia Teixeira, Sofia Silva e Fátima Magalhães
DESIGN DE COMUNICAÇÃO, FOTOGRAFIA E VÍDEO: Luís Belo
ASSESSORIA DE IMPRENSA E CONTEÚDOS: Susana Morais
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Guida Rolo
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Filipa Fróis
ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO E COMUNICAÇÃO: Laura Tavares
CONTABILIDADE E SECRETARIADO: André Félix
ASSESSORIA JURÍDICA: Pedro Leitão
AGRADECIMENTOS: CPMIA, Direção da ESAM, Força Aérea Portuguesa, Quinta da Cruz, Museu da Angra do Heroísmo, André Pereira, Capitão Pedro Ventura, Coronel Carlos Paulino, Prof. Donzília Rodrigues, Prof. Isabel Fonseca, Jorge Tiago Oliveira Martins, José Rocha Fontes, Maria João Amaral, Odete Amaral.

2023
TEXTO ORIGINAL, LETRA E DIREÇÃO: Peter Cann
DIREÇÃO MUSICAL E COMPOSIÇÃO: Antero Ávila
INTERPRETAÇÃO: Diana Rosa (Cães do Mar), Graeme Pulleyn (CEM Palcos) e Ricardo Augusto (CEM Palcos)
MATILHA: Adrian Rosa, Ângela Jorge, Carolina Raposo, José Ávila, Natal Machado, Noélia Haro, Ricardo Feliciano, Teresa Ferreira, Tiago Arruda
CANTORA: Joana Pacheco
MÚSICOS: Antero Ávila (Tuba), Paulo Borges (Trompete), Edgar Marques (Trompa), Miguel Moutinho (Trombone), André Nunes (Trompete).
CENOGRAFIA E MARIONETAS: Silvia Fagundes
CONSTRUÇÃO: José Costa e Silva, Luís Cunha
FIGURINOS: Silvia Teixeira
COSTUREIRAS (atores): Luciana Silva, Maria João, Rosa Bettencourt, Rosa Ferreira
COSTUREIRAS (marionetes): Diogo Silva, Silvia Teixeira, Sofia Silva
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Vera Leal
ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO: Bianca Mendes
TÉCNICO: Markus Trovão
PRODUTORES: Ana Brum, Bianca Mendes, Claúdia Rocha, Diana Rosa
COMUNICAÇÃO: Cláudia Rocha
DESIGN GRÁFICO: Marco Pereira
AGRADECIMENTOS: Capitão Pedro Ventura e Coronel Carlos Paulino, da Força Aérea portuguesa pela ajuda na pesquisa, Museu de Angra do Heroísmo, CPMIA, Odete Amaral, Maria João Amaral, Jorge Tiago Oliveira Martins,
José Rocha Fontes, André Pereira.

Bilhetes

Se tiver alguma dúvida, pode contactar-nos diretamente para bilheteira@cempalcos.com
PREÇOS

Normal: 5€

Comunidade escolar da ESAM, residentes zona histórica, profissionais das artes performativas e menores de 12 anos: 3€

*Grupos e famílias com mais de 4 pessoas: 50% de desconto